PROVA ESPECÍFICA DE FILOSOFIA -
PROCESSO SELETIVO 2012/2013
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ESCLARECIMENTOS
As questões da prova específica de filosofia versarão sobre temas e
problemas de diferentes áreas da filosofia (ética, estética, epistemologia e
filosofia política) e serão formuladas a partir de textos clássicos da história
da filosofia, de diferentes épocas e orientações teóricas. Na avaliação,
levar-se-á em conta a habilidade do candidato para identificar e compreender
teses, argumentos, conceitos, polêmicas e problemáticas filosóficas presentes
nos textos ou deles decorrentes. Será também requerido do candidato que revele
conhecimento das circunstâncias históricas mais imediatas da produção e da
recepção dos textos em análise, mediante a consideração das suas interlocuções
com a tradição filosófica e cultural.
A prova de filosofia pretende, portanto, aferir a competência dos candidatos numa prática que é, sob qualquer perspectiva que se encare a formação filosófica no ensino médio, rigorosamente indispensável: a leitura de textos filosóficos. Os pressupostos pedagógicos e filosóficos dessa orientação para a prova são (i) que as habilidades acima descritas constituem instrumentos universais para exercício da leitura reflexiva e crítica de textos filosóficos e (ii) que aquelas habilidades poderão ser despertadas, aprendidas e aperfeiçoadas independentemente de os autores ou os textos analisados serem aqueles indicados por este programa.
Portanto, as indicações bibliográficas para a prova de filosofia que aqui se farão não devem ser encaradas como o resultado da identificação de um minimum de leituras que o estudante do ensino médio deve realizar durante as aulas de Filosofia. Visto que o objetivo não é averiguar conhecimentos cumulativos e textuais da história da filosofia, mas a capacidade de compreender e discutir textos filosóficos no contexto das questões e dos debates clássicos da filosofia, muitos outros tipos de formação e de preparação prévia são compatíveis com os objetivos da prova, mesmo aqueles que não contemplem o estudo das obras abaixo indicadas.
Nesse sentido, cabe ressaltar que essa orientação básica adotada para a prova é plenamente compatível tanto com as linhas praticadas no ensino privado quanto com as diretrizes que a Secretaria de Estado da Educação está desenvolvendo para o Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo não é o conhecimento de um ou outro filósofo, mas o desenvolvimento de ferramental básico para leitura e compreensão de quaisquer textos filosóficos.
Sendo assim, as questões da prova serão circunstanciadas em determinados textos filosóficos e, para uma boa preparação que contemple uma maior familiaridade com os objetos de análise nas questões e com a terminologia consagrada pelos textos empregados na sua formulação, recomenda-se a leitura prévia desses textos. Os textos indicados são os seguintes:
A prova de filosofia pretende, portanto, aferir a competência dos candidatos numa prática que é, sob qualquer perspectiva que se encare a formação filosófica no ensino médio, rigorosamente indispensável: a leitura de textos filosóficos. Os pressupostos pedagógicos e filosóficos dessa orientação para a prova são (i) que as habilidades acima descritas constituem instrumentos universais para exercício da leitura reflexiva e crítica de textos filosóficos e (ii) que aquelas habilidades poderão ser despertadas, aprendidas e aperfeiçoadas independentemente de os autores ou os textos analisados serem aqueles indicados por este programa.
Portanto, as indicações bibliográficas para a prova de filosofia que aqui se farão não devem ser encaradas como o resultado da identificação de um minimum de leituras que o estudante do ensino médio deve realizar durante as aulas de Filosofia. Visto que o objetivo não é averiguar conhecimentos cumulativos e textuais da história da filosofia, mas a capacidade de compreender e discutir textos filosóficos no contexto das questões e dos debates clássicos da filosofia, muitos outros tipos de formação e de preparação prévia são compatíveis com os objetivos da prova, mesmo aqueles que não contemplem o estudo das obras abaixo indicadas.
Nesse sentido, cabe ressaltar que essa orientação básica adotada para a prova é plenamente compatível tanto com as linhas praticadas no ensino privado quanto com as diretrizes que a Secretaria de Estado da Educação está desenvolvendo para o Ensino Médio, tendo em vista que o objetivo não é o conhecimento de um ou outro filósofo, mas o desenvolvimento de ferramental básico para leitura e compreensão de quaisquer textos filosóficos.
Sendo assim, as questões da prova serão circunstanciadas em determinados textos filosóficos e, para uma boa preparação que contemple uma maior familiaridade com os objetos de análise nas questões e com a terminologia consagrada pelos textos empregados na sua formulação, recomenda-se a leitura prévia desses textos. Os textos indicados são os seguintes:
1. ARISTÓTELES. Ética
a Nicômaco – Livro I. Gama Kury, M (trad.). Nova Cultural, São
Paulo, 1996. (Coleção Os Pensadores).
2. DESCARTES, R. Meditação
Metafísicas – Meditação Primeira e Meditação Segunda. Guinsburg, J. e
Prado Jr., (trad.). Nova Cultural, São Paulo, 1988. (ColeçãoOs Pensadores).
3. NIETZSCHE, F. “Sobre
Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral”. In: NIETZSCHE. Obras
Incompletas. Torres Filho, R. (Trad.). Nova Cultural, São Paulo, 1991.
(Coleção Os Pensadores).
(Obs.: As referências feitas aqui a determinadas edições das obras
indicadas têm como objetivo apenas estabelecer um padrão; elas podem ser
substituídas, sem qualquer prejuízo, por outras no mesmo nível ou ainda
melhores, quando for o caso. São públicos e notórios os equívocos grosseiros
cometidos em determinadas traduções de textos filosóficos fartamente
disponíveis no mercado editorial brasileiro. O objetivo da indicação dessas
edições é apenas possibilitar um patamar mínimo de rigor e qualidade acadêmica
para a avaliação das edições a serem utilizadas na preparação para a prova.)
Um comentário:
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