CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENEM
Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência
de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente
e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da
memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações
culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista
expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações
ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em
diferentes sociedades.
Competência
de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das
relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes
representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados
histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 - Analisar a ação dos estados
nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no
enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da
organização dos movimentos sociais e a importância da participação da
coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência
de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições
sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos
e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de
práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça
como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos
movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de disputa
pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos
de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou
fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas
e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente
conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da
história.
Competência
de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto
nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre
o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida
social.
H17 - Analisar fatores que
explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da
produção.
H18 - Analisar diferentes
processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações
sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e
apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos
favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à
vida social e ao mundo do trabalho.
Competência
de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar
os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente
do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos
meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e
conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas
políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos
valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e
democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que
promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a
sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes
contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes
diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana
com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica
as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos
históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das
tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos
histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos
recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as
mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre
preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
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